Chamada para contribuições: 1ª edição da Revista Palavra de Ordem

Via Revista Palavra de Ordem

CHAMADA PARA CONTRIBUIÇÕES: DOSSIÊ “CRISE DE QUAL DEMOCRACIA?”

Declara-se a abertura da seleção de trabalhos científicos para o primeiro volume da Revista Palavra de Ordem, o periódico independente do LavraPalavra Editorial.

A Revista tem por objetivo constituir-se como espaço de vanguarda face à crise organizativa e ideológica do tempo presente, contribuindo com o exercício de reflexão e formação de um sujeito político revolucionário capaz de positivar-se no mundo.

Nesta primeira edição, a Revista pretende levar aos leitores a problemática da crise da democracia e os impasses enfrentados pela esquerda na atualidade. Em face da ascensão da direita radical e do autoritarismo como forma da gestão da crise, a esquerda posiciona-se como defensora das estritas conquistas logradas no interior da democracia liberal burguesa, cujo único horizonte possível é o reformismo.

A crise do século XXI, que se apresenta como uma crise do neoliberalismo, escancara as contradições do próprio capitalismo. Incapaz de apresentar uma alternativa econômica e política coerente capaz de repor o conjunto de representações que estruturam o imaginário político coletivo, o que prevalece é uma tentativa desesperada de se agarrar às suas ilusões perdidas.

Na sua capacidade plástica de reconfiguração, o capitalismo mostrou-se capaz de reproduzir-se prescindindo da necessidade de um compromisso das classes dominantes com as classes populares. Como reflexo dessa nova configuração do tecido social, as últimas décadas foram palco de uma série de depurações das poucas e árduas conquistas obtidas pela luta organizada dos trabalhadores.

Na atual conjuntura, o sentimento que perpassa pelas trincheiras da esquerda é a da resignação, colocando-se como único horizonte possível retardar os processos de sua desagregação.

Coloca-se, portanto, a tarefa de resgatar uma atividade política revolucionária que perpassa pelos sujeitos, mas que se projeta para além deles como uma tarefa histórica. Para tanto, é necessário colocar o problema não simplesmente da crise da democracia, mas de qual democracia é a crise.

A publicação do primeiro volume está prevista para o início do segundo semestre de 2022, contemplando artigos, resenhas e traduções (conforme regras de submissão no Estatuto da Revista), alinhados ao Manifesto Editorial que evidencia o foco e escopo de suas publicações.

Os manuscritos devem ser submetidos por meio de formulário, até o dia 05 de junho de 2022.

Veja mais:

Manifesto da Revista Palavra de Ordem

Estatuto

Formulário: https://forms.gle/xmKrHSTDM4jVv8B27

 


CHAMADA PARA PARECERISTAS
 
A Revista Palavra de Ordem convida pesquisadores(as) para integrar o Conselho de Pareceristas do periódico.
 
As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário:
 
<https://forms.gle/XqJ6WEmweXZCCVVL8>

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

Deixe um comentário